English (United Kingdom)Português (pt-PT)
Ana Cardoso de Matos
professora auxiliar do Departamento de História da Universidade de Évora, Vice-directora do Centro de Investigação CIDEHUS/UE


Information: Ana Cardoso de Matos é professora auxiliar com agregação do Departamento de História da Universidade de Évora e Vice-directora do Centro de Investigação CIDEHUS/UE. É directora do mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural e representante responsável da Universidade de Évora no Master Erasmus Mundus TPTI - Techniques, patrimoines, territoires de l’industrie: histoire, valorisation et didactique, desenvolvido em conjunto com a Universidade de Paris 1 – Pantheon Sorbonne e a Universidade de Pádua.



As suas áreas de investigação são a História da Tecnologia e da Engenharia, o Património Tecnológico e Industrial, a História do Gás e da Electricidade e a História urbana. Coordenou os projectos: Engenheiros e Engenharia Portugueses (do final do século XVIII a 1931), que teve lugar entre 1999 e 2001 e Networked Cities: Urban infrastructures in Portugal (1850-1950), realizado entre 2005 a 2009. É membro do quadro editorial da revista HoST- Journal of History of Science and Technology on line, e publica regularmente artigos e livros científicos. Entre os seus últimos livros contam-se História da Electricidade em Portugal. Dos primórdios até à 2ª Guerra Mundial, Lisboa, FEDP, 2004, e As imagens do Gás. As Companhias Reunidas de Gás e Electricidade e a produção e distribuição de gás em Lisboa, Lisboa, EDP, 2005, ambos em co-autoria.